Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen, situado no Distrito de Volta Grande, cidade de Rio Negrinho- Santa Catarina. Atende alunos de Ensino Fundamental até o Ensino Médio. SEJAM BEM VINDOS!!!
quarta-feira, 13 de junho de 2012
PROJETO:
HIGIENE E SAÚDE.
Professoras: Cleidiane Grobe.
Niéli Aparecida Maia.
Projeto desenvolvido com os alunos do 7º ano 1 e 2 da Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen.
Diretora: Alessandra Apª. B.F. Cristofolini
I . INTRODUÇÃO
Os temas Higiene e Saúde devem ser abordados dentro da sala de aula devido sua importância na melhoria da qualidade de vida e também no rendimento escolar.
A higiene corporal é tratada como condição para uma vida mais saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal tem início na infância, destacando-se a importância de sua prática sistemática. A infância e pré- adolescência é uma das fases mais decisivas na construção de condutas e a escola como uma instituição social é privilegiada pelo fato de poder desenvolver trabalhos sistematizados e contínuos.
O aluno precisa responsabilizar-se com crescente autonomia por sua
higiene corporal, percebendo-a como fator de bem-estar e como valor da
convivência social. Portanto faz-se necessário contribuir com medidas práticas
para que os alunos possam ter autonomia no cuidado com o corpo, como por
exemplo, lavar as mãos antes e após das refeições e eliminações, limpeza de
cabelos e unhas, higiene bucal e banho diário; favorecendo assim a saúde
individual e coletiva.
É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta
apenas informá-los, é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que
dessa forma possam desenvolvê-los.
Em se tratando de educar para higiene, há de se buscar uma prática
participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com
a linguagem do próprio corpo e ambiente em que vivem. A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que o "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo. Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade. Isso faz com que o(a) educador (a) seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.
Muitas vezes, nós, educadores, percebemos certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.
É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo
uma tomada de consciência quanto à saúde, à limpeza corporal, higiene ambiental em relação à organização do espaço interno escolar e à postura,
etc. Fazê-los compreender a importância da higiene para uma vida saudável.
Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso
corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
Para a aplicação desse projeto contaremos com a ajuda dos profissionais do PSF do Distrito de Volta Grande.
O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado em todo o Brasil como importante estratégia para a reorganização do modelo assistencial, priorizando as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos
indivíduos e da família de forma integral e contínua.
Sob essa perspectiva torna-se necessário a participação dos profissionais da saúde e dos educadores (professores) na construção do conhecimento e a importância da higiene na manutenção da saúde.
Nas escolas, o trabalho de promoção da saúde com os estudantes, e também com professores e funcionários, precisa ter como ponto de partida “o que eles sabem” e “o que eles podem fazer”, desenvolvendo em cada um a capacidade de interpretar o cotidiano e atuar de modo a incorporar atitudes e/ou comportamentos adequados para a melhoria da qualidade de vida. Nesse processo, as bases são as “forças” de cada um, no desenvolvimento da autonomia e de competências para o exercício pleno da cidadania. Assim, dos profissionais de saúde e de educação espera-se que, no desempenho das suas funções, assumam uma atitude permanente de empoderamento dos estudantes, professores e funcionários das escolas, o princípio básico da promoção da saúde (PORTUGAL, 2006; DEMARZO; AQUILANTE, 2008).
Desenvolvendo uma parceria entre o setor Educação e o setor Saúde é possível ajudar a construir um território, comunidade e escola mais saudáveis, fortalecendo o compromisso em defesa a uma vida mais saudável.
II.JUSTIFICATIVA
Educar para higiene corporal visa buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo e de sua realidade, facilitando ao aluno a apropriação do conhecimento científico a respeito de si mesmo, sobre as condições de vida do lugar onde vive e a importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com ele e o local onde mora. Devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura em sala de aula, na escola e na comunidade. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
O Projeto é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, nos vimos diante de um grande desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora. É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola e da comunidade escolar.
Observando a necessidade da turma no âmbito escolar e na comunidade em que vivem e por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na turma, sobre a higiene com o corpo e com o ambiente, visto que a maioria dos alunos que encontram-se em nossa escola são carentes, filhos de pais agricultores e operários, oriundos de comunidades vizinhas do Distrito de Volta Grande.
O presente trabalho se propõe, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, desenvolver atividades relacionadas aos aspectos que envolvem o cuidado com a saúde e a formação de hábitos e atitudes do cotidiano da escola e da comunidade em que vivem, os quais são necessários para uma vida saudável. Para o desenvolvimento desse projeto contaremos com a ajuda dos profissionais da saúde atuantes no PSF do Distrito de Volta Grande.
A escola é espaço de grande relevância para promoção da saúde, principalmente quando exerce papel fundamental na formação do cidadão crítico, estimulando a autonomia, o exercício de direitos e deveres, o controle das condições de saúde e qualidade de vida, com opção por atitudes mais saudáveis. As iniciativas de promoção da saúde escolar constituem ações efetivas para a consecução dos objetivos citados, o que pode ser potencializado no Brasil pela participação ativa das equipes de Saúde da Família (DEMARZO; AQUILANTE, 2008), sempre em associação com as equipes de educação.
Destinando-se tal proposta aos alunos do 7º ano 1 e 2 do Ensino Fundamental da E.E.B Luiz Bernardo Olsen, procuramos mostrar a importância de manter o corpo asseado e o ambiente limpo, pois a melhoria das condições de saúde é produzida nos espaços coletivos e nas relações com as outras pessoas, e como educadoras mostraremos que escola pode oferecer a oportunidade de aprendizagem de diferentes formas de ação que favoreçam a saúde e a higiene coletiva.
III. OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos alunos dos 7º anos 1 e 2 situações por meio dos quais eles possam estabelecer relações entre o desenvolvimento de hábitos de higiene corporal, organização do ambiente, de integração com a família, escola, comunidade e colocar em prática o aprendizado do projeto em seu cotidiano.
IV. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
- Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
- Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
- Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
- Identificar doenças causadas por falta de higiene;
- Conhecer os aspectos físicos do piolho;
- Conscientizar as crianças sobre os aspectos prejudiciais dessa praga;
- Estimular nos alunos, a higiene capilar;
- Prevenir os alunos contra os piolhos;
- Trabalhar o uso de produtos caseiros e farmacêuticos no combate aos piolhos;
- Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo, valorizando as atitudes relacionadas com o bem estar individual e coletivo;
- Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
- Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unhas e cuidar dos cabelos;
- Adotar hábitos de auto-cuidado;
- Valorizar a cooperação nas atividades realizadas como forma de aprendizagem;
- Desenvolver a psicomotricidade, criatividade e o raciocínio lógico, o conhecimento matemático, a expressão artística e o gosto pela leitura;
- Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
- Propiciar a organização das carteiras na sala, como também manter as carteiras, o chão e as paredes limpas;
- Evidenciar o uso correto das lixeiras, colaborar com o ambiente limpo;
- Conscientizar sobre a importância de preservar os trabalhos expostos pelos colegas;
- Incentivar a limpeza das lousas e a conservação do refeitório no que diz respeito a conservação do patrimônio;
- Produzir textos e cartazes sobre o tema.
V DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
1º DIA:
No primeiro dia da aplicação do projeto, iniciaremos a aula com uma conversa informal com os alunos sobre higiene e saúde. Colocaremos no quadro negro, as palavras HIGIENE e SAÚDE, e cada aluno deverá citar uma palavra que as defina. Depois de analisarmos as definições, organizaremos os alunos em círculo para um diálogo sobre os cuidados com o corpo. Serão feitas perguntas que instiguem os(as) alunos(as) a pensar sobre a temática, tais como: em que momentos precisamos escovar os dentes e lavar as mãos? Como tenho cuidado do meu corpo durante o banho? O que acontece com nosso corpo se não cuidamos dos hábitos de higiene?
Após o diálogo introdutório, será apresentado uma aula expositiva em slides com a utilização do projetor de imagens. A aula abordará a higiene em todos os aspectos, corporal, bucal e ambiental. Para tanto,além da explicação serão apresentados aos alunos imagens e vídeos relacionados à higiene pessoal que engloba a higiene corporal e bucal e também a higiene ambiental, para que os mesmos possam fixar o aprendizado sobre importância da higiene para uma vida saudável.
Os alunos serão divididos em trios e encaminhados até o laboratório de informática para a realização da pesquisa.Os temas da pesquisa serão:
- A importância da higiene para uma vida mais saudável?
- Quais as consequências da falta de higiene na saúde?
- Quais as doenças causadas pela falta de higiene corporal?
- Quais as consequências da falta de higiene bucal?
- A importância da higiene e limpeza na escola.
- Hábitos de higiene corporal.
- Hábitos de higiene bucal.
- Hábitos de higiene ambiental.
Cada grupo ficará responsável por pesquisar sobre o tema higiene e saúde e elaborar um cartaz para a apresentação e exposição do mesmo.
2º DIA
Dar continuidade as pesquisas e elaborações do cartazes, após o término cada grupo deverá apresentar seu trabalho.
Logo após as apresentações, os alunos participarão de uma dinâmica sobre a importância da higiene para a manutenção da saúde.
DINÂMICA DE GRUPO: HIGIENE É TUDO DE BOM!
Objetivo: Refletir sobre a importância da higiene corporal como fonte de promoção da saúde.
Material: Cartolinas ou papel pardo, canetas e/ou lápis para colorir, revistas e jornais velhos, cola, tesouras, papel sulfite e embalagens vazias de sabonetes, desodorantes, perfumes e outros itens ligados a higiene corporal.
Desenvolvimento: O professor deverá ter escrito previamente nas folhas de papel os seguintes temas a serem trabalhados na dinâmica:
• Rosto (incluindo cabelo, olhos, nariz, boca e orelhas);
• Todo o corpo (incluindo axila e pés);
• Órgãos genitais masculinos;
• Órgãos genitais femininos.
Os participantes deverão ser divididos em quatro grupos, entregando a cada um deles o material e um dos temas acima descritos.
Comunicar aos grupos que a partir de agora eles se tornarão profissionais de publicidade, devendo ter por objetivo fazer uma propaganda para promover a boa aparência, higiene e saúde através de cartazes confeccionados com o material disponível.
Após confecção, deverão apresentar seus trabalhos aos demais participantes, na tentativa de convencê-los da importância da manutenção da saúde através dos hábitos de higiene.
Ao terminar as apresentações, o professor agrupará todos os participantes para debater as seguintes questões:
1. Qual a importância de apresentarmos uma boa aparência?
2. Qual a importância de uma higiene adequada?
3. Qual a importância da Higiene na vivência da sexualidade?
4. Com as mudanças do corpo na adolescência que hábitos de higiene devem ser adquiridos pelos jovens?
Após o debate, os alunos serão divido em trios, cada trio receberá alguns jornais e revistas e uma cartolina, com esse material, os alunos irão procurar diferentes imagens, ou mesmo, montar frases que abordem sobre a questão da higiene e saúde do nosso corpo.
3º DIA
No 3º dia , os alunos terão uma palestra sobre higiene e saúde com a enfermeira do PSF do Distrito de Volta Grande.
Após a palestra, serão selecionados alguns alunos para a montagem de um teatro sobre a importância da higiene para a nossa saúde.
Os alunos irão criar uma paródia sobre o tema: HIGIENE E SAÚDE, os quais serão filmados com o objetivo de selecionar as paródias mais criativas.
Ao final de todas as atividades, serão entregues a cada aluno um Kit de higiene pessoal, o qual será composto de materiais de higiene como: escova e creme dental; sabonete, papel toalha e cotonetes.
4º DIA
Apresentação dos projetos para os pais dos alunos.
VI. ESTRUTURA DE APOIO
A execução do projeto terá a colaboração da equipe pedagógica, alunos pais e toda a comunidade.
VI. INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE
Deve-se contar com a participação de todos que estão inseridos no processo. Contar-se-á também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negrinho - setor odontológico com a doação das escovas e cremes dentais para a montagem do Kit Higiene e o PSF do Distrito de Volta Grande, com a realização da palestra sobre higiene e saúde.
VII. RECURSOS MATERIAIS
Serão utilizados os seguintes materiais:
Cartolina;
Folhas Sulfite;
Marcador de texto;
E.V.A
Garrafas pet;
TNT;
Revistas;
Jornais;
Tesoura;
Cola;
Embalagens vazias de produtos de higiene corporal;
VIII. RECURSOS TECNOLÓGICOS
Sala de informática para a realização das pesquisas;
Projetor de imagens tecnológico;
Notebook
IX. AVALIAÇÂO DO RENDIMENTO
Percebendo que a higiene é de suma importância para a manutenção da nossa saúde, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.
É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local de estudo e trabalho. A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.
X. SOCIALIZAÇÃO DAS DESCOBERTAS
Será realizada no dia 10 de maio, no período vespertino.Onde os pais e toda a comunidade terão a oportunidade de prestigiar os trabalhos dos alunos.
XI. REFERÊNCIAS
PROJETO ESCOLA LIMPA. Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/escolas/esterina/projeto_escola_limpa.htm. Acesso em 04. maio.2012
HIGIENE E SAÚDE. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4758. Acesso em 04. maio.2012
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde na Escola.2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4758. Acesso em 04. maio.2012.
SOUSA, Josefina. Dinâmicas de grupo: Higiene é tudo de bom. 2010. Disponível em: http://josefinasousa.blogspot.com.br/2010/10/dinamicas-de-grupo-higiene-e-tudo-de.html. Acesso em 04 maio. 2012.
XII. FOTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS
PALESTRA COM A ENFERMEIRA DA UNIDADE DE SAÚDE DO DISTRITO DE VOLTA GRANDE.
ENTREGA DO KIT HIGIENE
TEATRO: HIGIENE E SAÚDE
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