Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen, situado no Distrito de Volta Grande, cidade de Rio Negrinho- Santa Catarina. Atende alunos de Ensino Fundamental até o Ensino Médio. SEJAM BEM VINDOS!!!
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Projeto Afro-Descendente No Brasil
Professores: Ilsa C. da Silva
Mário Kupicki
Projeto desenvolvido com os alunos do 9º ano (8ª1 e 8ª3) da Escola de Educação Basica Luiz Bernardo Olsen.
1. INTRODUÇÃO
A África caracteriza-se pela diversidade cultural. A História desse continente é rica e está intimamente ligada à História do Brasil. Os africanos, trazidos para o nosso pais como escravos, entre os séculos XVI e XIX, enriqueceram a cultura do povo brasileiro com seus costumes, rituais religiosos, culinária, danças e muito mais. Importante também é resgatar a historia e a cultura dos povos que habitaram o continente africano, pois até a entrada em vigor da lei 10.639 de 2003, a disciplina de História não considerava a vida em sociedade, os rituais religiosos africanos na sua grade curricular. A cultura do povo africano passou de geração a geração, por um anonimato nos currículos oficias escolares. Para corrigir essa omissão histórica e resgatar a herança africana e ignorada, está em vigor no Brasil, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio das escolas oficiais e particulares. O conhecimento de nossa raízes e culturais é fundamental para afirmação da nossa identidade brasileira multiétnica e pluricultural.
O Brasil é um dos países que mais possui população negra em todo mundo. Isso devido aos mais de 4 milhões de homens, mulheres e crianças que foram trazidas para cá com o comércio de escravos nos meados do ano 1500.
Os escravos, conseguiram sua liberdade, porém continuaram sendo descriminados, humilhados e mal tratados. Muitos não possuíam bens e local para morar, o que gerou problemas, como as favelas que hoje encontramos no Rio de Janeiro por exemplo.
Hoje os “ afro-brasileiros” se destacam na música, no meio comercial, no teatro, em filmes, no meio empresarial e em muitos outro meios no Brasil, muitas vezes superando o branco.
OS AFRO-BRASILEIROS
Desde que eram escravos, os “ afro-brasileiros” já possuíam uma infinidade de aspectos próprios como por exemplo: a cultura a religião e a arte.
Arte
Baseada nas historias, crenças, lendas e na filosofia africana, basicamente feita com elementos da natureza.
MÚSICA
Criada pelos afro-brasileiros é mistura da musica portuguesa, indígena e africana, produzindo uma grande variedade de estilos. Entre os estilos influenciados temos: Samba, maracatu, maxixe, lambada, carimbo entre outros.
A musica afro-brasileira era altamente descriminado, sendo vista como “musica para marginais” somente no século XX, que começou a ser aceita pela população.
Os instrumentos utilizados: os tambores e o berimbau.
COZINHA
A cozinha brasileira deriva em grande parte da cozinha africana, mesclada com elementos da cozinha indígenas e portuguesa. Na Bahia, principalmente, pratos como vatapá e moqueca são típicas da culinária afro-brasileira.
A feijoada é uma mistura de feijão preta, carne de porco e farofa.
Alguns afro-brasileiros conhecidos:
Pelé, Daiane dos Santos, Agnaldo, Timóteo, Vanessa da Mata, Marcelo D2, Gilberto Gil, Tobias Barreto, Cafú, entre muitos outros.
2. JUSTIFICATIVA
A África, da qual recebemos milhares de africanos, por mais de três séculos, solucionando o problema populacional nas colônias portuguesa, sendo que o escravo africano possui uma influência decisiva na constituição da nossa cultura.
É preciso abordar a questão da África-berço da humanidade e do negro, não de modo parcial, focada apenas na escravidão, na pobreza, no sofrimento ou no imperialismo, mas resgatando os valores culturais e o significado da contribuição dos africanos para o mundo moderno.
Para promover a releitura da história do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantido a cidadania e a igualdade racial.
A Lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura e fazendo acontecer mudanças necessárias.
3. OBJETIVOS GERAIS:
• Trabalhar a interdisciplinaridade na questão afra, adequando à legislação em vigor;
• Reconhecer e valorizar as contribuições do negro na formação étnica, cultural e econômico do povo brasileiro.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
1. Promover uma nova visão da História dos Africanos do período colonial, com seus reinados e impérios, sua cultura e os reflexos sobre a vida do afro-brasileiro em geral.
2. Garantir ao afro-brasileiro a construção de sua personalidade com referências em outros negros.
3. Trabalhar a cultura, religiosidade e peculiaridades da diversidade
cultural afro;
4. Conhecer os povos da África;
5. Estudar a realidade economia, política e ambiental contemporâneo;
6. Trabalhar o imperialismo e suas conseqüências.
METODOLOGIA
O presente projeto será desenvolvido com as turmas do 9º Ano ( 8ª1 e 8ª3) e a comunidade, esta ultima foi envolvida com o intuito de disseminar o conhecimento da cultura afrodescendente e sua importância, as atividades a serem desenvolvidas serão:
- Mapas: para a identificar as regiões que foram ocupadas pelos afrodescendentes, trabalhos que eram executados por eles, as etnias que ocuparam essa região, bem como sua a língua maternal.
- A religião africana que foi introduzida na cultura brasileira.
- Formação de grupo de danças como:
• Kuduro: é a mistura de semba, um ritmo angolano tradicional, com batidas eletrônicas. O semba é o velho samba conhecido dos brasileiros, pois ele é o ancestral do samba.
Talvez por isso o sucesso do ritmo não só em Salvador, Rio de Janeiro e Maranhão, cidades onde existem grupos que cantam na cadência “Kuduro”.
Já o nome “Kuduro” pode ser uma referência ao principal passo desta dança: a contração das nádegas, a dança tem tudo a ver com o axé.
• Comida: a comida africana foi incluída no cardápio português.
• Arte: Os povos africanos faziam seus objetos de arte utilizando diversos elementos da natureza. Faziam esculturas de marfim, máscaras entalhadas em madeira e ornamentos em ouro e bronze. Os temas retratados nas obras de arte remetem ao cotidiano, a religião e aos aspectos naturais da região.
DESENVOLVIMENTO:
Fazer uma abordagem sobre o projeto “Afro-descendente” para os alunos terem conhecimento como será desenvolvido o projeto que seguirá da seguinte forma:
1º Momento
Pesquisa na Internet;
- Sobre a origem desse povo,
- A cultura
- A religião,
- A localização geográfica no Brasil,
- A dança
- A arte.
PRÁTICA
- Desenho do mapa
- Elaboração das mascaras;
- Elaboração das esculturas típicas africanas;
- Colagem de legenda para identificação da localização geográfica;
- Colagem das imagens como: a comida, e arte (máscara)
- Ensaio de dança (capoeira);
2º Momento
- Amostra do prato típico africano quibebe
- Montagem do mural
- Organização do espaço físico para a exposição do material.
APLICAÇÃO
8ª1 e 8ª 3
Disciplinas: História e Geografia
LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA DOS AFRICANOS CAPTURADOS NA AFRICA
CULINÁRIA AFRICANA
QUIBEBE
PAMONHA
MOQUECA
CUZCUZ
VATAPÁ
FEIJOADA
ACARAJÉ
ARTE AFRICANA
A DANÇA KUDURO NA ÁFRICA
ARTISTA AFRO-DESCENDENTES FAMOSOS
NELSON MANDELA
CAMILA PITANGA
MILTON GONÇALVES
GLÓRIA MARIA
THAIS ARAÚJO
JOGADORES FAMOSOS
PELÉ
ROMÁRIO
RONALDO
RONALDINHO GAÚCHO
ROBINHO
CANTORES FAMOSOS
ALEXANDRE PIRES
BEYONCE
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
ARTE
ESCULTURA
NAVIO NEGREIRO
CULINÁRIA - QUIBEBE
MURAL
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Maravilhoso trabalho. Parabéns à todos.
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