quinta-feira, 28 de junho de 2012

PROJETO PROCEL

Professoras:ANGELA MARIA PACHER ROSANGELA KONDLASTCH 1. INTRODUÇÃO A missão do projeto é promover a eficiência energética, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e eficiência dos bens e serviços, reduzindo os impactos ambientais e a capacitação dos alunos sobre a importância da energia elétrica que é indispensável para a sociedade. 2. JUSTIFICATIVA O projeto tem como principal justificativa a consciência populacional da preservação ambiental bem como o uso racional dos recursos ambientais, partindo do principio de que a energia elétrica está intrinsicamente ligada a tais pontos. 3. OBJETIVO GERAL O projeto PROCEL nas Escolas tem como objetivo utilizar a metodologia “A Natureza da Paisagem” para a implementação do tema educação para o combate ao desperdício de energia elétrica como tema transversal nas escolas de nível Fundamental e Médio. O objetivo principal do projeto é ressaltar a importância do uso eficiente da energia e o combate ao desperdício para a preservação dos recursos naturais e para a postergação de investimentos na expansão dos sistemas energéticos, mostrando os consumidores de energia como agentes ativos e, com isso, contribuir para o alcance das metas do Plano Nacional de Energia. 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Aprender a racionalizar energia elétrica fazendo uso dos equipamentos corretamente; Conhecer as diferentes formas de energia elétrica, entendendo sua origem e implicações sócio econômicas e ambientais; Valorizar a energia em nossa vida; Conscientizar de que economizar energia é fundamental para a conservação dos ecossistemas; Identificar os benefícios da energia em nossas atividades; Classificar as diferentes formas de obtenção de energia. 5. DESENVOLVIMENTO  Orientação sobre o uso correto dos equipamentos existentes na escola;  Com auxilio da fatura elétrica da casa dos alunos realizou-se análise dos equipamentos existentes e se o consumo de energia condizia com os mesmos.  Pesquisa do número de lâmpadas existentes em sua casa e na escola;  Conhecimento dos vários tipos de lâmpadas existentes e quais as mais econômicas (fluorescente, incandescente e de mercúrio);  Conservação dos equipamentos elétricos em perfeito estado evitando acidentes;  Textos informativos sobre o tema em questão;  Pesquisa de figuras e manchetes em revistas e jornais sobre o consumo e o desperdício de energia elétrica;  Pesquisa de campo (observação dos postes de energia elétrica da comunicada);  Criação de quadrinhos, parodias e cartazes;  Textos informativos sobre o Procel;  Pesquisa: consumo mensal de energia elétrica com o objetivo de verificar se houve o aumento de consumo;  Cruzadinhas, caça palavras;  Confecções de cartazes com dicas para a economia de energia;  Conscientizar sobre os cuidados da utilização de energia, evitando acidentes;  Textos informativos sobre as fontes de energia, formas de energia. 6. DICAS RÁPIDAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA 6.1 Em casa  Utilizar cores claras na pintura de paredes internas e do teto;  Utilize a iluminação de acordo com o tamanho e a finalidade do ambiente;  Aproveitar ao máximo a iluminação natural;  Estude a possibilidade de abrir novas janelas em pontos estratégicos da sua casa; por desinformação das pessoas na hora de construir, acabamos por perder grandes oportunidades de aproveitar a energia do sol, que é de graça. Isso vale também para novos projetos;  Utilizar lâmpadas fluorescentes em ambientes que necessitam de maior iluminação (duas lâmpadas fluorescentes de 20 watts iluminam mais que uma incandescente de 100 watts); 6.2 Com o chuveiro  No verão, deixe a chave na posição "verão";  Estude a possibilidade de instalar um aquecedor de água por energia solar. Atualmente esses aquecedores estão com preços mais acessíveis, e necessitam de baixa manutenção; 6.3 Com a Geladeira  Fazer o degelo periodicamente;  Evite colocar alimentos ainda quentes. Se não for possível esfriar por completa, coloque-os na parte inferior da geladeira;  A geladeira não deve ficar próxima de lugares quentes, como fogão ou a janela que bate sol;  Não deixar a porta aberta por muito tempo;  Verificar a vedação da porta. Um teste simples consiste em colocar uma folha de papel entre a porta e a geladeira. Se ao fechar a porta,a folha de papel puder ser retirada com facilidade, as borrachas de vedação não estão mais em bom estado; 6.4 Com os equipamentos elétricos  Não deixe transformadores (ex: 110/220) ligados na tomada desnecessariamente. Mesmo fora de uso, eles consomem energia.  Utilize o ferro de passar roupa uma única vez, deixando acumular uma quantidade razoável de roupa. Você pode também alisar com as mãos as roupas logo ao tirar do varal. Isso reduzirá o tempo de utilização do ferro;  Utilize a máquina de lavar roupa/louça de única vez, deixando acumular uma quantidade razoável de peças;  Tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente a televisão e o DVD; 7. CUIDADOS BÁSICOS COM A ELETRICIDADE  Aparelhos elétricos no banheiro são um grande risco. Utilize apenas rádios, secadores e barbeadores a pilha.  Se for fazer qualquer conserto elétrico, desligue o disjuntor ou a chave geral.  Nunca desligar um aparelho (aspirador, rádio, liquidificador, etc.) puxando pelo fio... até a tomada saltar da parede, pois poderá romper-se e causar curto-circuito, queimando o aparelho.  Não deixe que crianças mexam em aparelhos ligados ou toquem nos fios.  Coloque protetores nas tomadas ao alcance de crianças para evitar acidentes.  Nunca conserte ou ligue aparelhos elétricos com as mãos ou corpo molhados.  Não mexa em eletricidade pisando em chão úmido, e muito menos descalço.  Com água, o risco de choque é muito maior.  Energia elétrica e água (poça, banheira, piscina, chão molhado, chuva) não combinam.  Não use aparelhos com fios desencapados ou danificados. Para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou nas emendas. É um desperdício de energia que aumenta a sua conta de energia elétrica e pode provocar um incêndio.  Nunca mude a chave liga/desliga ou inverno/verão com o chuveiro elétrico ligado, feche a torneira antes.  Antes de ligar um aparelho novo, leia as instruções do fabricante.  Nunca mexa na parte interna de uma TV, mesmo que ela esteja desligada. Uma forte carga elétrica fica acumulada em algumas partes do aparelho.  Se algum eletrodoméstico dá choques sempre que você encosta nas partes metálicas, alguma coisa está errada. Chame um eletricista urgente para consertar ou retire o aparelho de uso.  Nunca ponha objetos metálicos, como garfos e facas, dentro de aparelhos elétricos ligados em tomadas.  Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.  Mantenha os fios e plugues dos aparelhos sempre em perfeitas condições de uso para evitar curtos-circuitos. Não encoste fios e plugues em superfícies quentes. 8. FOTOS DA PESQUISA DE CAMPO Observando os postes de iluminação:
9. ESTRUTURA DE APOIO O trabalho foi realizado com o apoio da gestão escolar e professores e a participação dos alunos do 4º e 5º ano. 10. RECURSOS MATERIAIS O livro didático “A natureza da Paisagem” Energia Recurso da vida, cartazes, confecções de maquetes, músicas, lápis de cor, canetinhas, cola, tesoura, fatura conta de energia, quadrinhos da turma da Monica. 11. AVALIAÇÃO Espera-se que os alunos façam o uso correto dos equipamentos elétricos para que possam contribuir para um desenvolvimento sustentável. 12. REFERENCIAS http://www.eletrobras.com/pci/main.asp?TeamID=%7B1C05658A-8C93-46EA-AC53-7ED9022085E2%7D A TURMA DA MÔNICA E A ENERGIA ELÉTRICA. Estúdios Maurício de Souza. São Paulo: DMSE.G, [1998]. PROCEL NAS ESCOLAS. Programa de educação ambiental A natureza da paisagem: energia – recurso da vida. [S.l.] 1 videocassete, VHS, son., color. http://www.coletivoverde.com.br/dicas-economia-energia/

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