Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen, situado no Distrito de Volta Grande, cidade de Rio Negrinho- Santa Catarina. Atende alunos de Ensino Fundamental até o Ensino Médio. SEJAM BEM VINDOS!!!
quarta-feira, 13 de junho de 2012
PROJETO DROGAS -
TÍTULO: QUEM ESCOLHE SEU CAMINHO É VOCÊ, NÃO AS DROGAS!
* Objetivo Geral: Mobilizar a comunidade fora e dentro da escola sobre os males causados pelo uso das drogas, no cotidiano das pessoas.
* Objetivos Específicos:
- Promover a discussão, o debate e a reflexão sobre as questões relacionada ao consumo de drogas no cotidiano das pessoas;
- Aplicar um questionário para realizar o diagnóstico referente ao consumo de drogas nas famílias inseridas no grupo alvo;
- Buscar parcerias junto a órgãos competentes, para juntos promover atividades preventivas;
- Divulgar meios preventivos através de palestras, cartazes, músicas;
- Integrar as ações preventivas ao ambiente escolar e familiar;
- Perceber que a construção do futuro depende das vivências e escolhas do presente;
- Discutir os diferentes tipos de drogas e seus efeitos colaterais, sobre os motivos que levam adolescentes a usarem drogas, o que fazer e como interromper o vício;
- Discutir possíveis conseqüências físicas, morais e emocionais do uso de drogas;
* GRUPO DE TRABALHO
- Professora de Educação Física: Janaina Zomer Persuhn
- Professora de Filosofia/Sociologia: Larissa Penkal
- Alunos do Ensino Médio: 1ª1 e 1ª2
- Alunos da 8ª4 série
* Público Alvo:
- Ensino médio, (1ª séries) - 8ª4 Série
*Justificativa:
Escola – Professor – Aluno
As concepções sobre o homem, o mundo, a sociedade e as relações sociais estão presentes na nossa maneira de viver, de buscar nossos ideais, de construir nossas crenças e de trabalhar.
Ao pensar sobre a concepção que temos de escola e sobre a relação entre escola sendo uma instituição tem a função de transmitir através da educação, cultura e conhecimento, despertar potencialidades, refletir e criticar acerca da realidade e das possibilidades de modificação do ser humano.
A palavra educar origina-se do latim “educativo”, que, alem de instrução, também significa ação de criar, de alimentar. Educação é, portanto, um fenômeno bastante complexo, que se relaciona com todo o processo de formação do sujeito. Nesse processo, ocorrem muitas influencias: da família, do trabalho, do clube, dos grupos sociais e culturais de diversas outras instituições.
A escola é uma instituição com condições muito especificas cujos objetivos principais levam em conta o conhecimento baseado nas ciências. Sabe-se que, muitas vezes, ao priorizar o processo de produção cientifica, a escola acaba segmentando a ciência e a distanciando da realidade.
É importante buscar a transformação das informações em conhecimentos e torná-las úteis não só para resoluções dos problemas e desafios do dia-a-dia, mas, principalmente, para que essa construção de conhecimentos desencadeie processos cognitivos, afetivos e sociais muito mais complexos no desenvolvimento dos alunos e, também, do educador.
O processo educativo que circula no interior da escola deve ser entendido não apenas na dimensão do ensino e da aprendizagem de conhecimentos, mas também a partir das dimensões política, econômica e cultural.
Contudo, a função social da escola, identificada como instituição, possui duas características fundamentais: a de ensinar conteúdos e a de formar as pessoas por meio de da circulação de valores, idéias, crenças, preceitos morais e éticos.
No contexto escolar, aparece o professor, parte integrante e fundamental nas relações que ai ocorre, ele assume a função de mediador nesse processo de comunicação e de relação social.
Enfim, analisando todo esse contexto: Escola, educação, professor e aluno, é que percebe-se a responsabilidade nas relações que se estabelecem, na qualidade dessas relações que podem influenciar tanto no sucesso quanto no fracasso as partes envolvidas.
Refletindo no papel social da escola, é que nós, educadores, reservamos um momento para discutir, e planejar ações conjuntas que visem á conscientização dos alunos do ensino médio, juntamente com suas famílias, pois é importante a posição da família no contexto escolar, em relação ao uso de drogas, como o álcool e o cigarro estes, participantes ativos do cotidiano de toda uma sociedade, “camuflados lícitos”, que causam males irreparáveis a saúde.
O que é Droga?
“Droga, segundo a definição da Organização Mundial da Saúde, é qualquer substancia não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas produzindo alterações em seu funcionamento”.
Drogas – Classificação do Ponto de Vista Legal.
Drogas Lícitas: - Existem as que podem ser livremente obtidas; exemplo: o álcool e o cigarro.- - Algumas são submetidas a certas restrições. São alguns medicamentos que só podem ser adquiridos por meio de prescrição médica especial.
Drogas Ilícitas: - Proibidas por lei, exemplos: maconha, cocaína, etc.
Álcool
O álcool etílico é um produto da fermentação de carboidratos (açúcares) presentes em vegetais.
Suas propriedades euforizantes e intoxicantes são conhecidas desde tempos pré-históricos e praticamente todas as culturas têm ou tiveram alguma experiência com a utilização. É seguramente a droga psicotrópica de uso e abuso mais amplamente disseminados em grandes números e diversidade de países na atualidade.
A fermentação produz bebidas com concentração de álcool de até 10% (proporção do volume de álcool puro no total da bebida). São obtidas concentrações maiores por meio de destilação. Em doses baixas, é utilizado, sobretudo, por causa de sua ação euforizante e da capacidade de diminuir as inibições, o que facilita a interação social.
Há uma relação entre os efeitos do álcool e os níveis da substancia no sangue, que variam em razão do tipo de bebida utilizada, da velocidade do consumo, da presença de alimentos no estômago e de possíveis alterações no metabolismo da droga por diversas situações – por exemplo, na insuficiência hepática, em que a degradação da substancia é mais lenta.
Níveis de álcool no sangue.
Baixo:
• Desinibição do comportamento;
• Diminuição da crítica;
• Hilariedade e labilidade afetiva (a pessoa ri ou chora por motivos poucos significativos);
• Certo grau de incoordenação motora;
• Prejuízo das funções sensoriais
Médio:
• Maior incoordenação motora (ataxia);
• A fala torna-se pastosa;
• Aumento da sonolência, com prejuízos das capacidades de raciocínio e concentração;
Alto:
• Podem surgir náuseas e vômitos;
• Visão dupla (diplopia);
• Acentuação da ataxia e da sonolência (até o como);
• Pode ocorrer hipotermia e morte por parada respiratória.
O álcool induz tolerância ( necessidade de quantidades progressivamente maiores da substancia para se produzir o mesmo efeito desejado ou intoxicação) e síndrome de abstinência ( sintomas desagradáveis que ocorrem com a redução ou com a interrupção do consumo da substancia).
* Tabaco
Um dos maiores problemas de saúde pública em diversos países do mundo, o cigarro é uma das mais importantes causas potencialmente evitáveis de doenças e morte.
• Efeitos:
- doenças cardiovascular ( infarto, AVC e morte súbita);
- doenças respiratórias ( enfisema,asma, bronquite crônica, doenças pulmonar obstrutivas crônicas);
- diversas formas de câncer ( pulmão, boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim, bexiga e útero).
Seus efeitos sobre as funções reprodutivas incluem redução da fertilidade, prejuízo do desenvolvimento fetal, aumento de riscos para gravidez ectópica e abortamento espontâneo.
• Fumantes passivos:
Existem evidencias de que os não-fumantes expostos á fumaça de cigarro do ambiente têm um risco maior com relação a varias patologia que podem afetar os fumantes.
A nicotina é a substancia presente no tabaco que provoca a dependência, mas não esta associada a todos os problemas de saúde provocados pelo cigarro.
Embora esteja implicada nas doenças cardiocirculatórias, a nicotina não parece ser cancerígena.
• Ações psíquicas da nicotina
São complexas, com uma mistura de efeitos estimulantes e depressores. Menciona-se o aumento da concentração e da atenção e a redução do apetite e da ansiedade.
• Tolerância e abstinência
A nicotina induz tolerância e se associa a uma síndrome de abstinência com alterações do sono, irritabilidade, diminuição da concentração e ansiedade.
Foi analisando estes conceitos científicos sobre o álcool e o cigarro, também sobre a importância do papel social da escola é que este projeto se justifica. É uma busca, uma mobilização com objetivos de sensibilizar os integrantes sobre os males causados pelo uso dessas drogas.
Buscou-se enfocara família do educador devido a alguns fatores, como: “se os pais ou consomem bebidas alcoólica, a tendência dos filhos usarem é maior”.
* METODOLOGIA:
* Palestras – Drogas
É importante levar ao conhecimento dos educandos e respectivas famílias;
- Os fatores que levam uma pessoa a usar drogas pela primeira vez;
- Os fatores que levam a continuidade;
- A ação das drogas no organismo;
- A recuperação;
- A importância da família no processo de recuperação.
* Cartazes.
- Um meio de divulgação e orientação sobre o uso das drogas.
* Música:
-Utilizá-la para transformá-la em parodia, como meio de conscientização.
* Ações:
Atividades;
- Discussões, debates e reflexões a cerca do uso das drogas;
- Aplicação de um questionário, para as famílias do grupo envolvido;
- Palestras sobre o tema;
- Criação de cartazes;
* Cronograma
Atividades Etapas
Reunião com os professores para estabelecer as tarefas 27/03
Divulgação do projeto para os alunos 07/05
Discussões, debates e reflexão acerca do tema 07/05 a 10/05
Criação do questionário a ser aplicado com a família do aluno 07/05
Divulgação ampla do projeto, (através dos cartazes) 08/05 a 10/05
Palestras com especialistas 07/05
Apresentação das paródias 10/05
* Recursos:
Físicos:
- sala de aula;
- pátio da escola;
Materiais:
- data show;
- aparelho de som, CDs;
- cartolinas;
- lápis, borracha, pincel atômico, folha A4;
- computador, impressora;
- máquina fotográfica, etc.
Humanos:
- alunos
- professores;
- pais;
- profissionais especializados na área.
* Avaliação:
- Turmas Envolvidas: 1ª¹ e 1ª² séries do Ensino Médio e 8ª4.
-Atividades Desenvolvidas foram:
-Elaboração de Cartazes, conscientizando e alertando sobre os males causados pelas drogas;
-Aplicação de um questionário, no qual as questões eram direcionadas aos pais e alunos envolvidos no projeto;
-Criação de Parodias;
- Palestra com o profissional da área.
Todas essas atividades foram desenvolvidas pelos educadores: Janaina Zomer Persuhn, Larissa Penkal, os quais empenharam-se de forma a garantir o ensino aprendizagem de qualidade, onde o maior objetivo é a educação total do aluno como ser inserido numa sociedade.
Quanto aos alunos, empenharam-se a desenvolver as atividades propostas e previstas pelos educadores. Mostraram-se curiosos ao saber através de debates e discussões e também através da palestra os males causados pelo cigarro e pelo álcool, essas drogas lícitas que são inseridas na sociedade com o único objetivo – o financeiro – sem se preocupar com a saúde das pessoas.
Acredita-se que através deste projeto os alunos assimilaram, e hoje eles podem opinar sobre o que é ou não é bom para a sua vida.
Anexos
Questionário para a famílias – (Pai/Mãe)
1) Das drogas abaixo, qual ou quais, você é usuário?
( ) álcool ( ) cigarro ( ) nenhuma.
2) Iniciou o consumo dessas drogas (álcool e, ou cigarro):
( ) na adolescência ( ) na juventude ( ) na fase adulta.
3) Você fuma ou bebe?
( ) de vez em quando ( ) sempre ( ) não bebe e nem fuma.
4) Tanto o álcool como o cigarro causam dependência, você se sente um dependente dessas drogas?
( ) sim ( ) não.
5) Você tem conhecimento cientifico dos males que o álcool e, ou cigarro podem causar ao seu organismo, e também a sua vida social e familiar?
( ) sim ( ) não - Poderiam citar alguns desses males? ________
6) Se é usuário dessas drogas, já procurou algum tipo de ajuda para parar de usá-las? ( ) sim ( ) não
Teve algum efeito? Qual?_______________________________________
7) Álcool /Cigarro e Família combinam –se entre si?
( ) sim ( ) não Por quê?
8) A venda de álcool e cigarro para menores de 18 anos é proibida, segundo a lei. O que você acha disso:
( ) bom ( ) ruim Por quê?
9) Se você tem problemas na sua família com o álcool e, ou cigarro, quem você procuraria para ajudá-lo?
( ) O diretor da escola
( ) Professores da escola
( ) Médicos
( ) Centro de saúde mais próximo
( ) Centro de tratamento de vícios mais próximos
( ) Profissionais da saúde especializados no assunto
( ) Associação contra vícios da sua cidade.
10) Na sua opinião: Por que devemos dizer não a todo tipo de droga?
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