quarta-feira, 13 de junho de 2012

PROJETO DROGAS - TÍTULO: QUEM ESCOLHE SEU CAMINHO É VOCÊ, NÃO AS DROGAS! * Objetivo Geral: Mobilizar a comunidade fora e dentro da escola sobre os males causados pelo uso das drogas, no cotidiano das pessoas. * Objetivos Específicos: - Promover a discussão, o debate e a reflexão sobre as questões relacionada ao consumo de drogas no cotidiano das pessoas; - Aplicar um questionário para realizar o diagnóstico referente ao consumo de drogas nas famílias inseridas no grupo alvo; - Buscar parcerias junto a órgãos competentes, para juntos promover atividades preventivas; - Divulgar meios preventivos através de palestras, cartazes, músicas; - Integrar as ações preventivas ao ambiente escolar e familiar; - Perceber que a construção do futuro depende das vivências e escolhas do presente; - Discutir os diferentes tipos de drogas e seus efeitos colaterais, sobre os motivos que levam adolescentes a usarem drogas, o que fazer e como interromper o vício; - Discutir possíveis conseqüências físicas, morais e emocionais do uso de drogas; * GRUPO DE TRABALHO - Professora de Educação Física: Janaina Zomer Persuhn - Professora de Filosofia/Sociologia: Larissa Penkal - Alunos do Ensino Médio: 1ª1 e 1ª2 - Alunos da 8ª4 série * Público Alvo: - Ensino médio, (1ª séries) - 8ª4 Série *Justificativa: Escola – Professor – Aluno As concepções sobre o homem, o mundo, a sociedade e as relações sociais estão presentes na nossa maneira de viver, de buscar nossos ideais, de construir nossas crenças e de trabalhar. Ao pensar sobre a concepção que temos de escola e sobre a relação entre escola sendo uma instituição tem a função de transmitir através da educação, cultura e conhecimento, despertar potencialidades, refletir e criticar acerca da realidade e das possibilidades de modificação do ser humano. A palavra educar origina-se do latim “educativo”, que, alem de instrução, também significa ação de criar, de alimentar. Educação é, portanto, um fenômeno bastante complexo, que se relaciona com todo o processo de formação do sujeito. Nesse processo, ocorrem muitas influencias: da família, do trabalho, do clube, dos grupos sociais e culturais de diversas outras instituições. A escola é uma instituição com condições muito especificas cujos objetivos principais levam em conta o conhecimento baseado nas ciências. Sabe-se que, muitas vezes, ao priorizar o processo de produção cientifica, a escola acaba segmentando a ciência e a distanciando da realidade. É importante buscar a transformação das informações em conhecimentos e torná-las úteis não só para resoluções dos problemas e desafios do dia-a-dia, mas, principalmente, para que essa construção de conhecimentos desencadeie processos cognitivos, afetivos e sociais muito mais complexos no desenvolvimento dos alunos e, também, do educador. O processo educativo que circula no interior da escola deve ser entendido não apenas na dimensão do ensino e da aprendizagem de conhecimentos, mas também a partir das dimensões política, econômica e cultural. Contudo, a função social da escola, identificada como instituição, possui duas características fundamentais: a de ensinar conteúdos e a de formar as pessoas por meio de da circulação de valores, idéias, crenças, preceitos morais e éticos. No contexto escolar, aparece o professor, parte integrante e fundamental nas relações que ai ocorre, ele assume a função de mediador nesse processo de comunicação e de relação social. Enfim, analisando todo esse contexto: Escola, educação, professor e aluno, é que percebe-se a responsabilidade nas relações que se estabelecem, na qualidade dessas relações que podem influenciar tanto no sucesso quanto no fracasso as partes envolvidas. Refletindo no papel social da escola, é que nós, educadores, reservamos um momento para discutir, e planejar ações conjuntas que visem á conscientização dos alunos do ensino médio, juntamente com suas famílias, pois é importante a posição da família no contexto escolar, em relação ao uso de drogas, como o álcool e o cigarro estes, participantes ativos do cotidiano de toda uma sociedade, “camuflados lícitos”, que causam males irreparáveis a saúde. O que é Droga? “Droga, segundo a definição da Organização Mundial da Saúde, é qualquer substancia não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas produzindo alterações em seu funcionamento”. Drogas – Classificação do Ponto de Vista Legal. Drogas Lícitas: - Existem as que podem ser livremente obtidas; exemplo: o álcool e o cigarro.- - Algumas são submetidas a certas restrições. São alguns medicamentos que só podem ser adquiridos por meio de prescrição médica especial. Drogas Ilícitas: - Proibidas por lei, exemplos: maconha, cocaína, etc. Álcool O álcool etílico é um produto da fermentação de carboidratos (açúcares) presentes em vegetais. Suas propriedades euforizantes e intoxicantes são conhecidas desde tempos pré-históricos e praticamente todas as culturas têm ou tiveram alguma experiência com a utilização. É seguramente a droga psicotrópica de uso e abuso mais amplamente disseminados em grandes números e diversidade de países na atualidade. A fermentação produz bebidas com concentração de álcool de até 10% (proporção do volume de álcool puro no total da bebida). São obtidas concentrações maiores por meio de destilação. Em doses baixas, é utilizado, sobretudo, por causa de sua ação euforizante e da capacidade de diminuir as inibições, o que facilita a interação social. Há uma relação entre os efeitos do álcool e os níveis da substancia no sangue, que variam em razão do tipo de bebida utilizada, da velocidade do consumo, da presença de alimentos no estômago e de possíveis alterações no metabolismo da droga por diversas situações – por exemplo, na insuficiência hepática, em que a degradação da substancia é mais lenta. Níveis de álcool no sangue. Baixo: • Desinibição do comportamento; • Diminuição da crítica; • Hilariedade e labilidade afetiva (a pessoa ri ou chora por motivos poucos significativos); • Certo grau de incoordenação motora; • Prejuízo das funções sensoriais Médio: • Maior incoordenação motora (ataxia); • A fala torna-se pastosa; • Aumento da sonolência, com prejuízos das capacidades de raciocínio e concentração; Alto: • Podem surgir náuseas e vômitos; • Visão dupla (diplopia); • Acentuação da ataxia e da sonolência (até o como); • Pode ocorrer hipotermia e morte por parada respiratória. O álcool induz tolerância ( necessidade de quantidades progressivamente maiores da substancia para se produzir o mesmo efeito desejado ou intoxicação) e síndrome de abstinência ( sintomas desagradáveis que ocorrem com a redução ou com a interrupção do consumo da substancia). * Tabaco Um dos maiores problemas de saúde pública em diversos países do mundo, o cigarro é uma das mais importantes causas potencialmente evitáveis de doenças e morte. • Efeitos: - doenças cardiovascular ( infarto, AVC e morte súbita); - doenças respiratórias ( enfisema,asma, bronquite crônica, doenças pulmonar obstrutivas crônicas); - diversas formas de câncer ( pulmão, boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim, bexiga e útero). Seus efeitos sobre as funções reprodutivas incluem redução da fertilidade, prejuízo do desenvolvimento fetal, aumento de riscos para gravidez ectópica e abortamento espontâneo. • Fumantes passivos: Existem evidencias de que os não-fumantes expostos á fumaça de cigarro do ambiente têm um risco maior com relação a varias patologia que podem afetar os fumantes. A nicotina é a substancia presente no tabaco que provoca a dependência, mas não esta associada a todos os problemas de saúde provocados pelo cigarro. Embora esteja implicada nas doenças cardiocirculatórias, a nicotina não parece ser cancerígena. • Ações psíquicas da nicotina São complexas, com uma mistura de efeitos estimulantes e depressores. Menciona-se o aumento da concentração e da atenção e a redução do apetite e da ansiedade. • Tolerância e abstinência A nicotina induz tolerância e se associa a uma síndrome de abstinência com alterações do sono, irritabilidade, diminuição da concentração e ansiedade. Foi analisando estes conceitos científicos sobre o álcool e o cigarro, também sobre a importância do papel social da escola é que este projeto se justifica. É uma busca, uma mobilização com objetivos de sensibilizar os integrantes sobre os males causados pelo uso dessas drogas. Buscou-se enfocara família do educador devido a alguns fatores, como: “se os pais ou consomem bebidas alcoólica, a tendência dos filhos usarem é maior”. * METODOLOGIA: * Palestras – Drogas É importante levar ao conhecimento dos educandos e respectivas famílias; - Os fatores que levam uma pessoa a usar drogas pela primeira vez; - Os fatores que levam a continuidade; - A ação das drogas no organismo; - A recuperação; - A importância da família no processo de recuperação. * Cartazes. - Um meio de divulgação e orientação sobre o uso das drogas. * Música: -Utilizá-la para transformá-la em parodia, como meio de conscientização. * Ações: Atividades; - Discussões, debates e reflexões a cerca do uso das drogas; - Aplicação de um questionário, para as famílias do grupo envolvido; - Palestras sobre o tema; - Criação de cartazes; * Cronograma Atividades Etapas Reunião com os professores para estabelecer as tarefas 27/03 Divulgação do projeto para os alunos 07/05 Discussões, debates e reflexão acerca do tema 07/05 a 10/05 Criação do questionário a ser aplicado com a família do aluno 07/05 Divulgação ampla do projeto, (através dos cartazes) 08/05 a 10/05 Palestras com especialistas 07/05 Apresentação das paródias 10/05 * Recursos:  Físicos: - sala de aula; - pátio da escola;  Materiais: - data show; - aparelho de som, CDs; - cartolinas; - lápis, borracha, pincel atômico, folha A4; - computador, impressora; - máquina fotográfica, etc.  Humanos: - alunos - professores; - pais; - profissionais especializados na área. * Avaliação: - Turmas Envolvidas: 1ª¹ e 1ª² séries do Ensino Médio e 8ª4. -Atividades Desenvolvidas foram: -Elaboração de Cartazes, conscientizando e alertando sobre os males causados pelas drogas; -Aplicação de um questionário, no qual as questões eram direcionadas aos pais e alunos envolvidos no projeto; -Criação de Parodias; - Palestra com o profissional da área. Todas essas atividades foram desenvolvidas pelos educadores: Janaina Zomer Persuhn, Larissa Penkal, os quais empenharam-se de forma a garantir o ensino aprendizagem de qualidade, onde o maior objetivo é a educação total do aluno como ser inserido numa sociedade. Quanto aos alunos, empenharam-se a desenvolver as atividades propostas e previstas pelos educadores. Mostraram-se curiosos ao saber através de debates e discussões e também através da palestra os males causados pelo cigarro e pelo álcool, essas drogas lícitas que são inseridas na sociedade com o único objetivo – o financeiro – sem se preocupar com a saúde das pessoas. Acredita-se que através deste projeto os alunos assimilaram, e hoje eles podem opinar sobre o que é ou não é bom para a sua vida. Anexos Questionário para a famílias – (Pai/Mãe) 1) Das drogas abaixo, qual ou quais, você é usuário? ( ) álcool ( ) cigarro ( ) nenhuma. 2) Iniciou o consumo dessas drogas (álcool e, ou cigarro): ( ) na adolescência ( ) na juventude ( ) na fase adulta. 3) Você fuma ou bebe? ( ) de vez em quando ( ) sempre ( ) não bebe e nem fuma. 4) Tanto o álcool como o cigarro causam dependência, você se sente um dependente dessas drogas? ( ) sim ( ) não. 5) Você tem conhecimento cientifico dos males que o álcool e, ou cigarro podem causar ao seu organismo, e também a sua vida social e familiar? ( ) sim ( ) não - Poderiam citar alguns desses males? ________ 6) Se é usuário dessas drogas, já procurou algum tipo de ajuda para parar de usá-las? ( ) sim ( ) não Teve algum efeito? Qual?_______________________________________ 7) Álcool /Cigarro e Família combinam –se entre si? ( ) sim ( ) não Por quê? 8) A venda de álcool e cigarro para menores de 18 anos é proibida, segundo a lei. O que você acha disso: ( ) bom ( ) ruim Por quê? 9) Se você tem problemas na sua família com o álcool e, ou cigarro, quem você procuraria para ajudá-lo? ( ) O diretor da escola ( ) Professores da escola ( ) Médicos ( ) Centro de saúde mais próximo ( ) Centro de tratamento de vícios mais próximos ( ) Profissionais da saúde especializados no assunto ( ) Associação contra vícios da sua cidade. 10) Na sua opinião: Por que devemos dizer não a todo tipo de droga? FOTOS

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