domingo, 25 de outubro de 2009

PROJETO NEPRE - 2009

Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen
Rio Negrinho- Santa Catarina












PROJETO: NEPRE- 2009
LBO JUNTOS CONTRA AS DROGAS!




Rio Negrinho-Santa Catarina
2009



O QUE É O NEPRE?

O objetivo principal é fortalecer o NEPRE com as ações do SPE - Saúde e Prevenção nas Escolas - o qual é um projeto dos Ministérios da Saúde e da Educação.
Representa um marco na integração saúde-educação e destaca a escola como o melhor espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente por poder contar com a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.





Relação dos integrantes do NEPRE LBO-2009

Representante de direção: Elisabeth Sacht Chaves
Coordenadora Pedagógica: Rubiele Aparecida Alves
Representante dos professores: Nilza Dreml
Representante do Grêmio Estudantil: Rayanna Indianara Machado Munhoz Hinke
Representante dos pais: Ilsa da Silva Cordeiro



Equipe Diretiva LBO

A droga é uma doença social. Nos dias de hoje a negligência em relação a esse tema, causa grandes prejuízos.
Prevenir. Este é o tema! Pois recuperar nossos jovens que enveredaram por este caminho é um desafio de não perder talentos,
pessoas e principalmente evitando que elas cheguem à marginalidade para manter o vício.
Faça sua parte! Previna-se! Comece conversando com seus amigos, filhos e parentes.
Esclareça do mal permanente que a droga pode fazer na vida pessoal e conseqüentemente na sociedade.
O problema do uso indevido de drogas verificado nas últimas décadas,
ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país.
Além disso, este problema também se reflete em outros setores: acidentes de trânsito e de trabalho,
violência domiciliar e crescimento da criminalidade.
Agradecemos a todos os envolvidos que se dedicaram de forma íntegra para a realização e o alcance dos objetivos propostos.
O nosso muito obrigado!




“Nada é impossível para aquele que persiste”
(Alexandre Magno)


Introdução.

É inegável que a escola seja um espaço privilegiado do assunto, pois o discernimento no uso de drogas está diretamente relacionado à formações e às vivências afetivas e sociais de crianças e jovens, inclusive no âmbito escolar. Além disso, a vulnerabilidade do adolescente, o fator de ser esta fase da vida na qual os comportamentos grupais têm enorme poder sobre as escolhas.
A abordagem preferencial se dá portanto na forma de prevenção específica na educação preventiva, na aprendizagem social de valores e atitudes e limites, pois o uso indevido de drogas não diz a respeito aos marginais à sociedade, mas situa-se no centro de seus conflitos.
Buscar e recuperar a cultura da saúde do aluno para que seja trabalhada de forma consciente, completando o saber popular com saber oriundo do ensino e da aprendizagem.




“O perfeito aproveitamento do dia de hoje é a melhor preparação para o dia de amanhã”
(Carl Homes)

Objetivos.

*PROMOVER a conscientização dos alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão, e da não utilização desta droga (tabaco/álcool) visando à proteção e a recuperação da saúde ao seu alcance.
*RESPONSABILIZAR pessoalmente pela própria saúde adotando hábitos de autocuidado.
*COMPREENDER que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presente no meio em que vive.




“Diga não as drogas, mas saiba o que está dizendo.”
(Marcelo D2)


Metodologias pedagógicas.

O desenvolvimento do contudo precisa considerar as particularidades da faixa de crescimento e desenvolvimento da classe, que pode ser bastante heterogênea, para que o professor possa trabalhar os procedimentos, as atitudes e os conceitos de interesse para a maioria do grupo.
Turmas envolvidas: 1ª séries do Ensino Médio, 6ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.
Tema : Cigarro e álcool no cotidiano.

Atividade nº 01: ALONGAMENTO

Junto com o profissional de Educação Física foi realizado alongamentos, com o intuito de mostrar os educandos a importância de uma vida saudável e conhecer seu próprio corpo.

Atividade nº 02: CARTAZES INFORMATIVOS

A elaboração de cartazes na conscientização de alertas dobre os males que causa o álcool e o cigarro. Expondo em pontos estratégicos na escola.

Atividade nº 03: BUSCA DE DADOS

Elaboração de um questionário, no qual as questões eram direcionadas aos pais dos alunos envolvidos no projeto.

Atividade nº 04: CRIAÇÃO DE PARÓDIAS

A criação de paródias foi realizada em grupos.

Atividade nº 05: APRESENTAÇÃO TEATRAL

Os alunos fizeram a representação de uma peça teatral, onde expressaram sentimentos e vivências do dia dia na vida familiar e social onde vivem.

Atividade nº 06: PALESTRA


O profissional da saúde Enfermeiro Adilson Farias realizou uma palestra no qual procurou mostrar de forma objetiva as doenças causadas pelo cigarro e o álcool, procurando orientar os educandos a não adquirirem maus hábitos.

“Se formos mudar as coisas de modo como devem ser mudadas, teremos de fazer coisas que não gostaríamos de fazer” (Kennedy)

PROFESSORES RESPONSÁVEIS


Todas as atividades pedagógicas foram desenvolvidas com o apoio da direção sendo elas dirigidas pelos educadores : Alessandra Cristofolini, Ilsa da Silva Cordeiro, Lucineide Bona de Pin, Paulo Meister, os quais garantiram de uma forma íntegra a qualidade do ensino aprendizagem e a conscientização do educando como ser inserido numa sociedade.



“ Não vamos tentar consertar a culpa do passado vamos aceitar nossa responsabilidade para o futuro”
(Kennedy)


AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

Os alunos emprenharam-se na realização de todas as atividades propostas e planejadas pelo educadores. Mostraram-se curiosos sobre o tema através de debates, palestras, os males causados pelo uso dessas drogas lícitas que estão no cotidiano dos alunos como se fosse natural o uso das mesmas sem se preocupar com o financeiro e com a saúde familiar.
Acredita-se que através deste projeto NEPRE os alunos assimilaram conceitos sabendo opinar o que é bom para sua vida como jovem e um futuro adulto, levando para suas casas informações precisas, semeando assim conceitos para uma vida saudável.



“ O maior erro que se comete com grande freqüência, a vida saudável segundo suas situações e não como a soma de VALORES e significados que encerra.”
(Carlos Alberto Parreira)

Paródia: To de cara (Luan Santana)
O que faz o vício.

Alunas responsáveis: Evelin, Thaís Joice (1ª 02)

Me diz o que é que eu faço, se mudo meu pensamento, me dia o que é que faço desse jeito eu não agüento, já sou um viciado, no álcool e no cigarro, já to em dependência e to pagando muito caro.

REFRÃO: Eu já “tô” desesperado, eu já “tô” desesperado...
“Tô” vendo tudo minha vida acabou.

Me diz o que é que eu faço se eu já “tô” doente, me diz o que é que eu faço se eu virei um delinqüente. Já não sou tão amado, só vivo isolado por causa desse vício eu já “tô” tão debilitado. Adquiri ciroce e câncer na garganta eu sei, me troquei, sei que chorar não adianta.



Não use drogas para sentir seu coração...
Não use drogas para sentir seu pensamento...
Não se perca usando drogas...


PARÓDIA: VOU PARAR (Música: Cigana/Vou te amar)
Alunas responsáveis: Marevane, Raquel, Jussara (1ª 01)


Um dia um cigarro peguei
Na minha mão
Falou que o destino do meu pulmão
Daria muitas voltas
Mas ia me prejudicar.

Eu confesso que na hora duvidei
Lembrei de quantas vezes eu me droguei
Mas já era tarde já era pra acontecer.

Foi só você falar que eu ia me viciar
Agora eu sei que a minha morte
Está perto de chegar.

Foi só você falar que eu me embebedei
Não valeu apena eu beber
Agora quem sofre sou eu.

Vou parar pra sempre vou parar
Não quero mais cigarro
Não quero mais bebida, não...

Vou parar, pra sempre vou parar
Não quero mais cigarro
Não quero mais bebida não...

Vou parar!!!



“A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore.”

Galeria de fotos










Nenhum comentário:

Postar um comentário