quinta-feira, 28 de junho de 2012

PROJETO VALORES

PROFESSORA: CLAUDINÉIA APARECIDA DEGRACIA SILVA PROFESSORA: VANÉLI TURMAS: 8ª1 E ALUNOS DE INCLUSÃO APRESENTAÇÃO O projeto VALORES dos alunos da 8ª1 e alunos de Inclusão busca resgatar valores e virtudes que os possibilite a reflexão sobre as condições de vida da comunidade, elaborando propostas de intervenção que visem a transformação social. Parte integrante da proposta pedagógica da EEB Luiz Bernardo Olsen, esse projeto tem sua aplicação no dia a dia da escola, no convívio com os colegas, durante a execução das atividades e em todas as áreas do conhecimento, atrelado aos temas de estudos. A execução se dá de forma contextualizada e lúdica permitindo aos alunos compreenderem os valores e as virtudes da melhor forma: exercitando e vivenciando. JUSTIFICATIVA A proposta de se trabalhar valores está pautada na concepção do ser humano como ser social, em promover a formação do ser humano e a construção da cidadania, de acordo com princípios éticos, morais, religiosos, socializando o saber, visando a transformação com compromisso em uma caminhada coletiva na busca da autonomia do aluno. OBJETIVO GERAL Trabalhando valores buscamos contribuir na construção de uma sociedade justa, socialmente solidária e politicamente democrática, onde todos sejam verdadeiramente reconhecidos e respeitados em sua dignidade humana e em suas diferenças tendo a possibilidade de desenvolver suas potencialidades. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Discutir com os alunos o que são valores, e quais são os seus valores; • Aplicar dinâmicas e atividades específicas estimulando a reflexão da importância de se ter valores; • Discutir o respeito as diferenças no espaço escolar; • Construir uma proposta de regras de convivência ressaltando valores essenciais para a convivência na unidade escolar; • Possibilitar a reflexão, amadurecimento intelectual, moral e afetivo, direito ao reconhecimento e ao exercício da criatividade e respeito aos diferentes valores. METODOLOGIA Este projeto será desenvolvido através de leituras e discussões de textos trabalhados em grupos: - Dinâmicas; - Música; - Produção de mural; - Power Point e Vídeos. - Jogral; Textos utilizados : • As relações humanas . Uma preocupação humana • Convivendo. Eu comigo mesmo. Eu e os outros em casa. Eu e os outros na escola. Convivendo melhor. Livro: Eu e os outros de Melhorando as relações de: Liliana Iacocca e Michele Iacocca. Dinâmicas • Confecção de flor de valores. Cada aluno receberá uma pétala em E.V.A e irá escrever nesta pétala um valor essencial para a vida, e então será montada a flor em um mural que ficará exposto na sala de aula para reflexão sobre os verdadeiros valores humanos. Idealizar valores: • Os alunos recortarão figuras de revistas e jornais, e terão que idealizar um valor para cada figura, que também será colocado no mural da sala. Valorizando a amizade e a união. • Será distribuído balões para os alunos que terão que enche-los e cuidar para que eles não caiam no chão, aos poucos cada um terá que escolher um amigo para cuidar do seu balão, até que reste apenas um aluno para cuidar de todos os balões e que perceberá que não é capaz de cuidar de todos sozinho. Confecção de um cartão para o dia das mães. O Valor de uma Mãe. O Girassol é uma belíssima planta que se abre e descreve um giro durante o dia, de forma a ficar sempre de frente para o sol. Cada pessoa que recebe uma semente de girassol deve plantá-la e cuidar bem dela pois é um símbolo que representa mudanças, novos objetivos, novas conquistas Você irá cuidar dessa semente, preparar o solo, plantar, cuidar da plantinha que está nascendo, não deixar faltar nutrientes, água e não deixar que pragas a atinjam. Assim também devemos fazer com nossos filhos, nunca deixar faltar os nutrientes necessários, para que cresçam dentro de princípios e valores, que só você MÃE é capaz de ensinar. Ensaiar com os alunos a música: É preciso saber viver.(Titãs) Todos os momentos do projeto serão fotografados para ser apresentado em PowerPoint para os pais dos alunos e para todos os integrantes da escola. AVALIAÇÃO: Postura. Sociabilidade. Compromisso Participação. Integração. Será avaliado também a capacidade de tolerância ao diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário