sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A influência das cores no crescimento das sementes

Disciplina : Biologia Professora: Kátia Jung Turma: 2ª EM


Tema: A influência das cores no crescimento das sementes

O crescimento das plantas está relacionado, além da absorção de nutrientes do solo, principalmente com o alimento que produzem no processo de fotossíntese. Para realizá-lo, pigmentos fotossintetizantes, como a clorofila, são responsáveis pela conversão da energia luminosa proveniente do Sol em energia química. A clorofila ocorre nos cloroplastos das células vegetais e é responsável pela cor verde das plantas, pois reflete a luz verde e absorve a luz azul e vermelha provenientes da luz branca do Sol.
O raio solar é uma mistura de radiações eletromagnéticas de diferentes comprimentos de onda e que são percebidos pelos nossos olhos como cores. Quando a luz branca incide em um prisma, por exemplo, ela é decomposta em cores, como as vistas em um arco-íris. Experimentos demonstraram que os pigmentos responsáveis pela absorção da luz na fotossíntese têm picos de absorção nas faixas de cor da vermelha e de azul-arroxeado.
Há ainda nas células vegetais e em algas e bactérias fotossintetizantes outros pigmentos que são considerados acessórios, como os carotenóides. Esses pigmentos absorvem luz com comprimentos de onda diferentes dos absorvidos pela clorofila, como a luz amarela ou laranja. A energia absorvida pelos carotenóides pode ser transferida para a clorofila.

Objetivos
- Verificar se existe diferença de crescimento em plantas se forem iluminadas com cores diferentes
- Coletar dados em experimentos, com o máximo de rigor científico
- Utilizar programas de computador, como o Excel, para tabulação e análise de dados.

Ano: 2ª EM
Material necessário

Sementes de alpiste
5 vasos pequenos com terra vegetal adubada
5 caixas de papelão
Papéis celofanes nas cores azul, amarelo, vermelho, verde e transparente
Fita adesiva
Tesoura
Régua





Desenvolvimento

1ª etapa – Problematização (uma aula)
Contar a história de um agricultor, que, sem saber o motivo, percebia que, quando colocava um plástico de uma determinada cor na estufa onde cultivava rosas, estas ficavam com seus botões maiores. Questione se isso pode ser mesmo verdade. Como poderíamos testar se essa informação do agricultor é verdadeira?
Explique para a turma que a afirmação do agricultor, feita com base em sua experiência, é uma hipótese e que ela pode ser testada com um experimento. Diga que esse tipo de procedimento é feito comumente em uma investigação científica e que deve ter as seguintes etapas: 
1.Observação de um fenômeno
2. Levantamento de hipóteses para explicar o fenômeno
3. Realização de experimento para testar a hipótese
4. Coleta e análise de dados para chegar a uma conclusão a respeito da
hipótese levantada inicialmente.
2ª etapa – Montagem

Propor aos alunos uma experiência levando em conta as ideias levantadas anteriormente por eles para se testar a informação do agricultor. Deixe claro que, em um experimento científico, é importante isolar as variáveis. Neste caso, o objetivo será observar se a cor da luz que a planta recebe influencia em seu crescimento. Portanto, esta será a variável do experimento. As demais, como condições do solo, quantidade de água, posição em relação ao Sol etc., devem ser as mesmas para todas as plantas.
Peça para a classe pegar as cinco caixas de papelão (ou montar uma estufa usando madeira e arames) deixar aberturas em suas laterais para haver ventilação. Em cada um dos cinco vasos, os alunos devem plantaram seis sementes de alpiste. Depois cada vaso foi colocado em uma caixa de cor diferente, em condições idênticas de iluminação. A ideia é que a luz incida no vaso através do celofane colorido. Os vasos foram regados todos os dias exceto nos fins de semana, e mantidos nos mesmo lugares.
3ª etapa – Levantamento e registro de dados :
Após montado as estufas e iniciar o crescimento das sementes , os alunos começaram a marcar em uma tabela ( que foi entregue pela professora , esta em anexo 1) o tamanho de cada planta .
Será anotado durante 10 dias, e então verificar os resultados .



Anexo 1



Fotos dos alunos montando o experimento





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