terça-feira, 17 de agosto de 2010

SEMANA DO ESTUDANTE

Na semana do estudante a Escola Luiz Bernardo Olsen organizou algumas atividades para comemorar o dia do estudante, os alunos participaram das atividades, foi muito divertido, as apresentações foram um espetáculo.

Confiram algumas fotos.



















quarta-feira, 4 de agosto de 2010

AULA PRÁTICA SOBRE OS TIPOS DE SOLO

Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química.

Solo Argiloso
Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Solo Arenoso
Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.

Solo Humífero

Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas).

Após aprender na teoria os diferentes tipos de solo, foi realizado uma aula prática com o auxílio da professora Kátia Jung, onde os alunos da 5ª série, utilizando uma lupa puderam observar e perceberem a diferença quanto aos seus espaços entre os grãos e sua permeabilidade.Após as observações, os alunos desenharam o que viram procurando destacar os espaços entre os grão e a cor do solo, além disso responderam algumas questões referentes a estes.

Confira algumas fotos