terça-feira, 27 de abril de 2010

CALENDÁRIO ESCOLAR - RIO NEGRINHO 2010

PROJETO LIXO SELETIVO LBO



1. INTRODUÇÃO

A reciclagem é o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclegem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita tratamento final, como aterramento, ou incineração. O conceito de reciclagem não deve ser confundido como o de reutilização.
Assim para que ocorra a reciclagem se faz necessário a COLETA SELETIVA, que é a separação dos materiais que podem ser reciclados, na sua fonte geradora.


2. JUSTIFICATIVA

Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de lixo a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo. ar e água ; entre outros tantos fatores positivos.

No aspecto econômico a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.

No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muito postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres. No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis latas de alumínio e outros materiais recicláveis deitados para o lixo. Também trabalham na coleta ou na classificação de materiais para a reciclagem.

Observando o grande desperdício de papel reciclado em nossa escola, decidimos elaborar o presente projeto, este com ênfase na separação do papel reciclado, pois cada tonelada de papel reciclado evita que mais ou menos 20 árvores sejam derrubadas.

Segundo pesquisas, estima-se que cerca da metade das florestas do planeta já foram devastadas e que nos últimos trinta anos, o lixo do mundo multiplicou-se por três. A reciclagem e a reutilização de papel, além de ajudar a solucionar o problema do acúmulo de lixo, também diminui a devastação florestal

Com esse projeto pretendemos conscientizar nossos alunos de que separando o papel para reciclagem podemos ajudar a minimizar os problemas nos aterros sanitários evitando que todo esse papel seja destinado à ele agindo dessa maneira também evitamos a poluição dos rios, do ar, as derrubadas de nossas florestas e os gastos com água e energia além de trazer benefícios para a escola, pois o papel será vendido e com a arrecadação da venda do papel será investido em materiais para a escola.

BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA


Para cada tonelada de papel reciclado, evita-se a derrubada de 16 a 30 árvores adulta, em média.

Para 75 latas de aço, recicladas, preserva-se uma árvore que seria usada como carvão.

A cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de 1 tonelada de petróleo e a economia em, torno de 90% de energia.

10% de vidro reciclado, economiza-se 4% de enrgia e reduz 10% no consumo de água.

As vantagens da reciclagem são muitas mas acima de tudo, ela melhora a qualidade de vida, minimiza os efeitos da poluição no planeta, gera empregos e rendas, além de valorizar as empresas ambientalmente corretas.

MATERIAIS RECICLÁVEIS


O principal material reciclável é o papel. Ele devará ser separado e colocado em coletores como estes:





PAPÉIS RECICLÁVEIS:
Jornais, revistas, folhas de caderno, formulários de computador, envelopes, rascunhos, caixas em geral, fotocópias, papel de fax, cartazes e folhetos.

PAPÉIS NÃO-RECICLÁVEIS:papel carbono, fita crepe, papéis metalizados, papeis parafinados, papéis plastificados, papéis sanitários, "papel"de bala, embalagens de biscoitos, etiquetas adesivase fotografias.

MATERIAIS NÃO RECILÁVEIS

lIXO ORGÂNICO OU ÚMIDO - são restos de comidas, cascas de frutas e legumes, etc.

REJEITOS - Lenços e guardanapos de papel, absorvente e papel higiênico, fraldas, papéis sujos, acrílico, espelhos, cerâmicas, porcelanas, etc.

RESÍDUOS ESPECIAIS: Pilhas e baterias.

RESÍDUO HOSPITALAR: Curativos, gazes, algodão, seringas, etc.

LIXO QUÍMICO OU TÓXICO:
Embalagens de agrotóxico.


3. OBJETIVO

Contribuir na total melhoria das condições de vida no planeta, visando o homem em primeiro lugar;
Conscientizar e sensibilizar os alunos sobre o problema que gera o lixo na degradação ambiental;
Destacar a economia que este novo hábito gerará e a conservação da própria natureza, que hoje é vital para o bem estar do planeta.


4. ATUAÇÃO


A escola LBO conscientizará a sociedade do problema que gera o lixo na degradação ambiental, através de uma campanha de coleta seletiva na sede da companhia, fazendo com que a população deseje contribuir para a melhoria das condições do meio ambiente e da qualidade de vida.

Para conseguirmos isto, será necessário a conscientização dos alunos, sobre a importância vital deste projeto. Neste projeto, será destacado a economia que este novo hábito gerará e a conservação da própria natureza, que hoje é vital para o bem estar do planeta.

O projeto lixo-seletivo da escola LBO vai trazer para seus alunos, basicamente o aprendizado de separar o lixo antes deste ser colocado para a coleta.

Todo o lixo recolhido será encaminhado para empresas de reciclagens, transportados com veículos próprios dos organismos interessados, que darão o destino correto ao lixo selecionado.

Foi entregue aos alunos o seguinte recado:


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Páscoa

A equipe LBO, deseja a todos, uma FELIZ PÁSCOA! Que Deus Ilumine a todos.... Que possamos renascer junto a ele no seu verdadeiro AMOR !