sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O assunto é DSTs e Gravidez na adolescência.

O que são DSTs?

As DSTs são doenças transmitidas principalmente por relações sexuais.

As doenças sexualmente transmissíveis afetam homens e mulheres de todas as idades, etnias e
classes sociais. Adolescentes e adultos jovens têm doenças sexualmente transmissíveis mais freqüentemente do que outra faixa etária. Isso porque eles têm relações sexuais mais freqüentes e com mais parceiros.

A quantidade de pessoas contraindo doenças sexualmente transmissíveis está aumentando.


Você pode estar com um doença sexualmente transmissível, não apresentar sintomas, e assim mesmo a passar para outra pessoa. Por isso os testes são tão importantes. Converse com seu médico sobre a realização de testes para doenças sexualmente transmissíveis, especialmente se você tem mais de um parceiro sexual. Lembre-se que você não precisa apresentar sintomas para fazer os testes.


Doenças sexualmente transmissíveis podem causar problemas sérios de saúde para toda a vida, os quais tendem a ser mais severos em mulheres do que em homens.

A mãe pode passar uma doença sexualmente transmissível para seu bebê antes, durante e logo após o parto. Algumas dessas doenças sexualmente transmissíveis pode ser facilmente curáveis, porém outras podem causar danos ao recém-nascido e ocasionar problemas para a vida toda ou até a morte.

Doenças sexualmente transmissíveis são tratadas com mais sucesso quando diagnosticadas cedo. Há testes e muitos tratamentos para doenças sexualmente transmissíveis. Quando você tiver uma doença sexualmente transmissível é melhor procurar tratamento imediatamente. É importante saber que mesmo que o tratamento curar a doença sexualmente transmissível você pode tê-la novamente.

As principais DST:


Principais sintomas das DSTs


Na Mulher

• Feridas, bolhas ou inchaços ao redor dos órgãos genitais, ânus e / ou boca;
• Sensação de ardor ao urinar ;
• Sensação de coceira ao urinar;
• Comichão, odor anormal e / ou corrimento anormal da vagina ou ânus;
• Dores no baixo ventre;
• Sangramento da vagina para fora do seu período.

Em Homens
• Feridas, bolhas ou inchaços ao redor dos órgãos genitais, ânus e / ou boca ;
• Sensação de ardor durante a micção;
• Sensação de coceira durante a micção;
• Corrimento do pênis ;
• Prurido, dor ou corrimento do ânus.

Como evitar as DSTs:


  • Retardar o início da vida sexual;

  • Usar preservativo sempre que tiver relações sexuais;

  • Limitar a quantidade de parceiros sexuais;

  • Não compartilhar agulhas de injeções;

  • Quando estiver tendo uma vida sexualmente ativa, especialmente se estiver mais de um parceiro sexual, faça exames regulares para doenças sexualmente transmissíveis com seu médico.


Ontem, dia 29/10 , nossa escola recebeu a visita dos componentes da peça teatral Baião de Dois, o qual realizou uma apresentação de um teatro sobre Doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. O teatro trouxe muitas informações importantes sobre o assunto, destacando a importância douso da camisinha.

A Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen agradece a Prefeitura Municipal de Rio Negrinho e o Posto de Saúde por trazer essa peça teatral que foi de grande importância para o aprendizado de nossos alunos.


Confira as fotos:







segunda-feira, 26 de outubro de 2009

REUNIÃO DE PAIS!

"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos. "(Albert Einstein)

DIA 03 DE NOVEMBRO DE 2009
LOCAL: NO SALÃO DA IGREJA
HORÁRIO: 14:00 HORAS
“EQUIPE L.B.O


TODOS OS PAIS ESTÃO CONVIDADOS.
(Terá sorteio de brindes e uma palestra com o Padre João com o tema: Adolescência)


domingo, 25 de outubro de 2009

PROJETO NEPRE - 2009

Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen
Rio Negrinho- Santa Catarina












PROJETO: NEPRE- 2009
LBO JUNTOS CONTRA AS DROGAS!




Rio Negrinho-Santa Catarina
2009



O QUE É O NEPRE?

O objetivo principal é fortalecer o NEPRE com as ações do SPE - Saúde e Prevenção nas Escolas - o qual é um projeto dos Ministérios da Saúde e da Educação.
Representa um marco na integração saúde-educação e destaca a escola como o melhor espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente por poder contar com a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.





Relação dos integrantes do NEPRE LBO-2009

Representante de direção: Elisabeth Sacht Chaves
Coordenadora Pedagógica: Rubiele Aparecida Alves
Representante dos professores: Nilza Dreml
Representante do Grêmio Estudantil: Rayanna Indianara Machado Munhoz Hinke
Representante dos pais: Ilsa da Silva Cordeiro



Equipe Diretiva LBO

A droga é uma doença social. Nos dias de hoje a negligência em relação a esse tema, causa grandes prejuízos.
Prevenir. Este é o tema! Pois recuperar nossos jovens que enveredaram por este caminho é um desafio de não perder talentos,
pessoas e principalmente evitando que elas cheguem à marginalidade para manter o vício.
Faça sua parte! Previna-se! Comece conversando com seus amigos, filhos e parentes.
Esclareça do mal permanente que a droga pode fazer na vida pessoal e conseqüentemente na sociedade.
O problema do uso indevido de drogas verificado nas últimas décadas,
ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país.
Além disso, este problema também se reflete em outros setores: acidentes de trânsito e de trabalho,
violência domiciliar e crescimento da criminalidade.
Agradecemos a todos os envolvidos que se dedicaram de forma íntegra para a realização e o alcance dos objetivos propostos.
O nosso muito obrigado!




“Nada é impossível para aquele que persiste”
(Alexandre Magno)


Introdução.

É inegável que a escola seja um espaço privilegiado do assunto, pois o discernimento no uso de drogas está diretamente relacionado à formações e às vivências afetivas e sociais de crianças e jovens, inclusive no âmbito escolar. Além disso, a vulnerabilidade do adolescente, o fator de ser esta fase da vida na qual os comportamentos grupais têm enorme poder sobre as escolhas.
A abordagem preferencial se dá portanto na forma de prevenção específica na educação preventiva, na aprendizagem social de valores e atitudes e limites, pois o uso indevido de drogas não diz a respeito aos marginais à sociedade, mas situa-se no centro de seus conflitos.
Buscar e recuperar a cultura da saúde do aluno para que seja trabalhada de forma consciente, completando o saber popular com saber oriundo do ensino e da aprendizagem.




“O perfeito aproveitamento do dia de hoje é a melhor preparação para o dia de amanhã”
(Carl Homes)

Objetivos.

*PROMOVER a conscientização dos alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão, e da não utilização desta droga (tabaco/álcool) visando à proteção e a recuperação da saúde ao seu alcance.
*RESPONSABILIZAR pessoalmente pela própria saúde adotando hábitos de autocuidado.
*COMPREENDER que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presente no meio em que vive.




“Diga não as drogas, mas saiba o que está dizendo.”
(Marcelo D2)


Metodologias pedagógicas.

O desenvolvimento do contudo precisa considerar as particularidades da faixa de crescimento e desenvolvimento da classe, que pode ser bastante heterogênea, para que o professor possa trabalhar os procedimentos, as atitudes e os conceitos de interesse para a maioria do grupo.
Turmas envolvidas: 1ª séries do Ensino Médio, 6ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.
Tema : Cigarro e álcool no cotidiano.

Atividade nº 01: ALONGAMENTO

Junto com o profissional de Educação Física foi realizado alongamentos, com o intuito de mostrar os educandos a importância de uma vida saudável e conhecer seu próprio corpo.

Atividade nº 02: CARTAZES INFORMATIVOS

A elaboração de cartazes na conscientização de alertas dobre os males que causa o álcool e o cigarro. Expondo em pontos estratégicos na escola.

Atividade nº 03: BUSCA DE DADOS

Elaboração de um questionário, no qual as questões eram direcionadas aos pais dos alunos envolvidos no projeto.

Atividade nº 04: CRIAÇÃO DE PARÓDIAS

A criação de paródias foi realizada em grupos.

Atividade nº 05: APRESENTAÇÃO TEATRAL

Os alunos fizeram a representação de uma peça teatral, onde expressaram sentimentos e vivências do dia dia na vida familiar e social onde vivem.

Atividade nº 06: PALESTRA


O profissional da saúde Enfermeiro Adilson Farias realizou uma palestra no qual procurou mostrar de forma objetiva as doenças causadas pelo cigarro e o álcool, procurando orientar os educandos a não adquirirem maus hábitos.

“Se formos mudar as coisas de modo como devem ser mudadas, teremos de fazer coisas que não gostaríamos de fazer” (Kennedy)

PROFESSORES RESPONSÁVEIS


Todas as atividades pedagógicas foram desenvolvidas com o apoio da direção sendo elas dirigidas pelos educadores : Alessandra Cristofolini, Ilsa da Silva Cordeiro, Lucineide Bona de Pin, Paulo Meister, os quais garantiram de uma forma íntegra a qualidade do ensino aprendizagem e a conscientização do educando como ser inserido numa sociedade.



“ Não vamos tentar consertar a culpa do passado vamos aceitar nossa responsabilidade para o futuro”
(Kennedy)


AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

Os alunos emprenharam-se na realização de todas as atividades propostas e planejadas pelo educadores. Mostraram-se curiosos sobre o tema através de debates, palestras, os males causados pelo uso dessas drogas lícitas que estão no cotidiano dos alunos como se fosse natural o uso das mesmas sem se preocupar com o financeiro e com a saúde familiar.
Acredita-se que através deste projeto NEPRE os alunos assimilaram conceitos sabendo opinar o que é bom para sua vida como jovem e um futuro adulto, levando para suas casas informações precisas, semeando assim conceitos para uma vida saudável.



“ O maior erro que se comete com grande freqüência, a vida saudável segundo suas situações e não como a soma de VALORES e significados que encerra.”
(Carlos Alberto Parreira)

Paródia: To de cara (Luan Santana)
O que faz o vício.

Alunas responsáveis: Evelin, Thaís Joice (1ª 02)

Me diz o que é que eu faço, se mudo meu pensamento, me dia o que é que faço desse jeito eu não agüento, já sou um viciado, no álcool e no cigarro, já to em dependência e to pagando muito caro.

REFRÃO: Eu já “tô” desesperado, eu já “tô” desesperado...
“Tô” vendo tudo minha vida acabou.

Me diz o que é que eu faço se eu já “tô” doente, me diz o que é que eu faço se eu virei um delinqüente. Já não sou tão amado, só vivo isolado por causa desse vício eu já “tô” tão debilitado. Adquiri ciroce e câncer na garganta eu sei, me troquei, sei que chorar não adianta.



Não use drogas para sentir seu coração...
Não use drogas para sentir seu pensamento...
Não se perca usando drogas...


PARÓDIA: VOU PARAR (Música: Cigana/Vou te amar)
Alunas responsáveis: Marevane, Raquel, Jussara (1ª 01)


Um dia um cigarro peguei
Na minha mão
Falou que o destino do meu pulmão
Daria muitas voltas
Mas ia me prejudicar.

Eu confesso que na hora duvidei
Lembrei de quantas vezes eu me droguei
Mas já era tarde já era pra acontecer.

Foi só você falar que eu ia me viciar
Agora eu sei que a minha morte
Está perto de chegar.

Foi só você falar que eu me embebedei
Não valeu apena eu beber
Agora quem sofre sou eu.

Vou parar pra sempre vou parar
Não quero mais cigarro
Não quero mais bebida, não...

Vou parar, pra sempre vou parar
Não quero mais cigarro
Não quero mais bebida não...

Vou parar!!!



“A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore.”

Galeria de fotos










sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Nossos professores fazem a diferença!

A droga é uma doença social. Nos dias de hoje a negligência em relação a esse tema, causa grandes prejuízos. Prevenir. Este é o tema!Foi esse o início do trabalho pedagógico dos professores da Escola Luiz Bernardo Olsen.
A conscientização dos nossos jovens educandos que convivem com o inimigo o tabaco e álcool é um desafio de não perder talentos, pessoas e principalmente evitando que elas cheguem à marginalidade para manter o vício.
O projeto teve participação de profissionais da área de saúde, envolvendo várias disciplinas escolares, onde a cada atividade planejada esclarecia o mal permanente que a droga pode fazer na vida pessoal e conseqüentemente na sociedade. Várias atividades realizadas percebia o entusiasmo e a curiosidade ao tema repercutindo na comunidade e chegando ao nosso objeitvo pedagógico, que não basta somente informar, e sim conscientizar nossos educandos de forma segura.
A Equipe Diretiva parabeniza a todos os profissionais envolvidos nas atividades pedagógicas que fazem a diferença na Educação.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Na pizzaria com os alunos do Ensino Médio


Pizzaria com os alunos

A importância da amizade vem muito alem de uma explicação simples, entra num contexto muito mais profundo. Os amigos são pessoas que sempre estarão ao seu lado, lhe apoiando e lhe dando força, enfim, ajudam-lhe nas horas em que precisarem. Não se conquista uma amizade da noite para o dia, apesar de algumas pessoas se olharem e baterem uma simpatia como se ambas já tivessem se conhecido em outras vidas.
A amizade é um relacionamento vital, com ela aprendemos muitas coisas, a crescer, saber falar e ouvir, lições que tiraremos para toda a nossa vida, que acrescentara para o nosso desenvolvimento pessoal.
Na saída do dia 15/10 os alunos do 2º 01 e 02 uniram-se os laços mais de amizades fora da escola e foram até a pizzaria para conversar, rir ou seja, dar muitas gargalhadas. Viola, músicas, risos e fotos, aliás muitas fotos pra registrar tamanho entrosamento entre os alunos e professores representantes. O passeio teve como responsável a Educadora Janete.

15 De Outubro - Dia do Professor

PROFESSORES L.B.O
VOCÊS SÃO ESSENCIAIS!!!



Professores passam, mas as marcas que deixam na vida permanecem, sejam elas negativas ou positivas. Antes de alguém ser professor, ele é aluno. Por isso, quer sejamos professores ou não, lembramos dos mestres que passaram em nossas vidas. Como é bom contar sobre os jeitos dos professores que passaram em nossas vidas. Mas como é, também, significativo poder ser professor de alguém. É uma graça de Deus.
Três dias depois do dia das crianças, comemoramos, no Brasil, o Dia do Professor. Ele é comemorado no dia 15 de outubro apenas no Brasil. A sua criação tem a ver com a criança, a educação e o professor. Neste contexto, encontramos uma chave significativa para abrirmos a dimensão do desenvolvimento. Investir na criança e no professor significa promover desenvolvimento em todas as áreas humanas.

PARABÉNS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA EQUIPE
“LUIZ BERNARDO OLSEN”

COM CARINHO: EQUIPE DIRETIVA

12 de Outubro Dia das Crianças

Dia das Crianças na Escola L.B.O



“Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à procura de companheiros para brincar.” (Rubem Alves)

Professores, direção e funcionários da Escola Luiz Bernardo Olsen parabeniza todas as crianças pela passagem do seu dia (12/10).



quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Primeiro dia da Gincana LBO

Muita aprendizagem e criatividade na Ginacana LBO
Uma semana de atividades em comemoração ao Dia da Criança - 05 a 09 de outubro.

A TAREFA Nº 01: A equipe toda reunida dará um nome a essa equipe, este nome deverá ser voltado à NATUREZA. Em seguida fará um grito de guerra, faixas, pom-pom, enfim, usar a criatividade. Esta tarefa foi apresentada dia 06/10 (Terça-feira), com todas as equipes no pátio da escola.
TAREFA CUMPRIDA: 100 Pontos.

Confira algumas fotos!









No decorrer desta semana estaremos postando mais fotos da gincana.

♥♥♥ Obrigada e parabéns a todos! ♥♥♥

TAREFA Nº 02: Arrecadar alimentos, montar uma cesta básica e doar a uma família carente.

TAREFA CUMPRIDA: 200 pontos

TAREFA Nº 03: A Rainha da Gincana: A equipe escolherá sua representante e esta deverá desfilar com um traje confeccionado com materiais reciclados.

PONTUAÇÃO: 1º LUGAR: 100 pontos
2º LUGAR: 50 pontos
3º LUGAR: 30 pontos
4º LUGAR: 20 pontos


TAREFA Nº 04: Confecção de um mural, com materiais reciclados, tema é a natureza e o mesmo deve ser exposto em lugares estratégicos da comunidade.

TAREFA CUMPRIDA: 200 pontos

TAREFA Nº 05: Paródia - Utilizar palavras-chave como: água, planeta, rio, plantas, animais, terra, ar, árvore, solo e flores.
Critérios a serem julgados: Letra, musicalidade, palavras-chave e criatividade.

PONTUAÇÃO: 1º LUGAR: 100 pontos
2º LUGAR: 50 pontos
3º LUGAR: 30 pontos
4º LUGAR: 20 pontos



TAREFA Nº 06: Arrecadar materiais de limpeza

PONTUAÇÃO: Bombril : 10 pontos
Sabão / pedra: 30 pontos
Esponja : 20 pontos
Sabonete : 20 pontos
Papel higiênico: 30 pontos
Papel toalha: 50 pontos


TAREFA Nº 07: Trazer o morador mais idoso da comunidade, comprovar com RG

TAREFA CUMPRIDA: 150 pontos

Trazer também fotos antigas de moradores da comunidade.

TAREFA CUMPRIDA: 150 pontos

TAREFA nº 08: Brincadeiras Educativas
- Corrida do saco;
- Corrida da bolinha na colher;
- Bambolê;
- Chute a gol;
- Bola na cesta;
- Calçar o tênis;
- Pula corda;
- Cadeado.

* Perguntas Educativas:
1. O que representa as cincos listas sinuosas que estão no brasão do município de Rio Negrinho?
2. Qual é a árvore símbolo de Santa Catarina?
3. Recitar uma estrofe do poema "Canção do Exílio".
4. Qual é o maior mamífero (felino) do continente Americano, podendo chegar a 135 Kg?
5. O que está escrito no Brasão do município de Rio Negrinho?
6. Qual é a árvore símbolo do Brasil?
7. Cantar uma estrofe do hino de Santa Catarina.
8. Qual é a flor símbolo da Brasil?

* Enigmas

* Jogo Rápido: Objetos

* Torcida mais animada.


Premiação (Pontuação total)
Matutino:

Ipêração: 21.020 pontos
You Too: 14.570 pontos
Renascer: 4.080 pontos
Fênix: 3.380 pontos

Vespertino:

Ecovida: 18.980 pontos
Ecoforça: 18.560 pontos
Unidos pela natureza: 5.710 pontos

Veja algumas fotos das atividades